OPGP NOTÍCIAS

NOTÍCIAS
MATERIAIS

Projeto que autoriza municípios a usarem saldos de fundos de saúde de anos anteriores vai à sanção

Texto aprovado no Senado atende a pleitos apresentados pela FNP


O Senado aprovou nessa segunda-feira, 12, o PLP 10/2021, que renova, até o fim deste ano, a autorização para que estados e municípios utilizem os saldos dos fundos de saúde e assistência social de anos anteriores. A matéria também revoga os limites de contratação de operações de crédito instituídos pela Lei Complementar 178, de 2021. Aprovado na forma de substitutivo elaborado pela Câmara dos Deputados, o texto atende aos pleitos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).


Em ofício encaminhado no dia 12 ao senador Esperidião Amin, relator do projeto de lei, o presidente da entidade, Jonas Donizette, argumentou que “essa flexibilização orçamentária na saúde e na assistência social certamente poderá ajudar neste momento crítico de escassez de recursos para o combate da pandemia, valorizando a autonomia dos gestores locais em aplicar os recursos de acordo com a emergência em saúde pública”.


Ainda no documento, Donizette também pontuou a importância de aprovar limites de contratação de operações de crédito para estados, Distrito Federal e municípios, em proporção de suas Receitas Correntes Líquidas (RCL) no exercício anterior, de 16% (em vez dos limites de 12%, 8%, 6% e 4% impostos pela LC 178/2021). “Isso, na prática, ameniza os efeitos da pandemia para o cálculo da classificação de capacidade de pagamento dos entes”, explicou.


A matéria segue agora para sanção da Presidência da República.


Fonte: Site da FNP.

CADASTRE-SE AQUI PARA RECEBER NOVIDADES SOBRE O SEU SETOR!

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

AGENDA DE TREINAMENTOS ONLINE E AO VIVO

ACESSAR AGENDA

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:

contato@assessoriapublica.com.br

(18) 3305-5471 / (18) 3305-5264 / (18) 3621-6936 / (18) 3609-2389

Rua José Bonifácio 494 - Centro - Araçatuba - SP


Desenvolvido com muito amor na OPGP.